Artes Plásticas da Roma Antiga, e Como Influenciaram a Arte Moderna


Opa, tudo bem? Você sabe a definição de artes plásticas, e quais foram as formas de arte usadas na Roma antiga? Vamos falar um pouquinho a respeito!


Artes plásticas são formas de expressão que fazem uso de materiais para construir uma concepção estética ou poética, como arquitetura, escultura e pintura, e a arte da Roma antiga foi uma das manifestações mais importantes da sua cultura, servindo de forte influência a artistas de todo o mundo até os dias atuais.
Coliseu
Apesar da forte influência da arte Grega e Etrusca, e de absorver elementos culturais de outros povos conquistados, os Romanos conseguiram criar uma identidade artística própria, deixando um grande legado cultural.

                                                           Arquitetura

Pode-se dizer que a arquitetura romana é uma evolução da arquitetura grega, fazendo uso de sua base, e acrescentando suas próprias variações. Algumas das principais características da arquitetura romana eram a valorização do útil, do realismo e da grandeza material, com grandes edifícios e monumentos. A sua maior inovação foi o uso do arco redondo, abóboda e a cúpula, que permitiam cobrir espaços maiores com o uso de menos colunas de sustentação, além de ter maior valor estético, sendo usados até a atualidade.

                                                                Pintura

A pintura romana se deu em forma de afresco, ou seja, pinturas feitas em murais e paredes, e mosaico, imagens feitas incrustando pequenas peças coloridas sobre uma superfície, que hoje são duas das mais presentes formas de arte decorativa em ambientes internos, principalmente em capelas e igrejas.


                                                            Escultura

Com um intuito mais realista que idealista, as esculturas romanas buscavam ser mais praticas do que se adequar ao ideal de beleza humana, inclusive retratando imperfeições faciais. Entre seus temas mais recorrentes estavam a narração de fatos históricos e a reprodução de campanhas militares. Os romanos também faziam esculturas equestres, escultura de um cavaleiro montado em seu cavalo, normalmente retratando uma figura importante, além de fazer mais uso de esculturas de busto, em busca de mais praticidade


     
Exemplos modernos onde se pode perceber a influência romana:

                      
Basílica de Nossa Senhora Aparecida, 1980, interior de São Paulo, onde se é possível perceber os diversos arcos e cúpulas.         


   
Castelli Hall, 2000, casa de eventos construída praticamente toda a partir da arquitetura romana, com escultura decorativa.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOP 5: Obras Literárias da Roma Antiga

Uma breve história sobre as tragédias